Então galera, vamos falar um pouquinho sobre o Cronograma Capilar (CC), por que com cabelo não se tem milagres, né mesmo? Principalmente se tiver muuuito danificado, é preciso ter bastante paciência pra cuidar, e o cronograma a longo prazo, feito da maneira correta, vai devolver toda a vida do seu cabelo, pode ter certeza!! Então vamos lá!!


O que é Cronograma Capilar?

Cronograma Capilar é uma tabela/agenda que vai ajudar muuuito a recuperar os fios, os nutrientes e devolver a massa perdida, devido ao uso de chapinha, secador, descoloração, tintura etc.
Geralmente o Cronograma dura 4 semanas ou mais com intervalo de 24 ou 48horas entre cada procedimento, ou seja, se hoje você fez uma hidratação, só vai fazer a próxima etapa daqui a 1 ou 2 dias. A tabela é composta por tudo que o cabelo necessita para se recuperar: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. É muito importante que quando for utilizar esse tipo de tratamento, você tente identificar o que seu cabelo mais precisa e focar mais em uma ou duas etapas, por que se caso o cabelo estiver elástico por exemplo, a hidratação não pode ser o foco do Cronograma, pois ela devolve a água do cabelo, e acaba deixando o cabelo mais emoliente do que ja ta.

O Cronograma Simples que é o mais indicado pra quem ta no começo ou quem não ta com o cabelo elástico, pois o cronograma simples é recheado de Hidratação e nutrição se ta elástico é melhor correr um pouco das hidratações e nutrições e focar primeiramente na reconstrução. Então aí em baixo tem uma tabela do cronograma simples!!!

PS: Reconstrução apenas de 15 em 15 dias, se o cabelo estiver muito danificado, se não, apenas 1 vez por mês.

H = Hidratação
FUNÇÃO: Repor a água do cabelo.
QUANDO USAR: Cabelos levemente opacos e ressecados.
Na Hidratação pode conter: Vitaminas, frutas, Glicerina, extratos de plantas como aloe vera, jaborandi e babosa. Bepantol, mel, vitaminas A, b, C e D, áçucar, maisena, leite, iorgute natural, água de coco..

N = Nutrição
FUNÇÃO: Repor nutrientes.
QUANDO USAR: Cabelos porosos, com excesso de volume e frizz.
Na Nutrição: Óleos, manteigas e cereais vegetais. Óleos como o oliva extra virgem (azeite mesmo, mas precisa ser extra virgem, óleo de coco, de amêndoas, argan, óleo de rícino..
Exemplo de manteigas: Manteiga de karité, manga, abacate, cupuaçu, Ceramidas, geléia real, semi di lino, germem de trigo etc

R = Reconstrução

FUNÇÃO: Reestruturar a fibra capilar restaurando a sua parte interna.
QUANDO USAR: Cabelos frágeis, elásticos e quebradiços;
Na Reconstrução: Queratina, aminoácidos e proteínas, Creatina, arginina, cisteína, elastina, proteína hidtrolisada de soja, proteína do trigo, ovo (CLARA), glicopan pet, vinagre de maçã ou qualquer outra fruta (não pode de álcool) colágeno e repositores de massa.

Então aí em cima coloquei um resuminho pra vocês se guiarem em cada etapa e dicas de produtos baratinhos, alguns vocês têm até em casa mesmo!! Se tiverem alguma dúvida sobre como usar algum desses produtos, podem comentar que respondo vocês!

E NÃO ESQUEÇA antes de iniciar o cronograma lembre-se de identificar qual tipo de cabelo você tem, e adaptar o cronograma de acordo com as necessidades do cabelo. Por exemplo: um cabelo ressecado faz hidratação e nutrição de forma equilibrada, se for oleoso, foca mais na hidratação por que o fio ja possui a gordura natural em "excesso" vamos dizer assim, assim você continua!

Espero que o post seja útil pra vocês! Beijo e até a próxima!


Deixe um comentário